AUDIOMETRIA

O exame de audiometria tonal dura cerca de 30 minutos e tem o objetivo de avaliar se o paciente escuta. Pode ser feito a partir dos 2 anos de idade, com os dados obtidos é possível observar se existe alguma perda auditiva. O fonoaudiólogo irá apresentar sons agudos (finos) e graves (grossos) em diferentes intensidades e freqüências, o paciente fica localizado em uma cabine com fones nos ouvidos, ao ouvir o som aperta um botão ou ergue o braço.

AUDIOMETRIA OCUPACIONAL

A finalidade da audiometria ocupacional é avaliar a audição de trabalhadores expostos ao ruído, no trabalho visando detectar se o mesmo apresenta perda auditiva e a partir daí adotar medidas que tenham o intuito de diminuir e evitar o agravamento da audição do trabalhador e suas conseqüências legais para a empresa. A audiometria deve ser realizada na admissão do funcionário, após seis meses na função, anualmente e na demissão.
Cuidados importantes que devem ser adotados no momento da realização da audiometria ocupacional, para se obter dados confiáveis da audição do trabalhador, tais como:

Audiômetro calibrado e certificado segundo a Norma ISO 8.253-1;
Cabine audiométrica ou ambiente acusticamente tratado de acordo com os limites permitidos pela Norma ISO 8.253-1;
Exame realizado somente por médico ou fonoaudiólogo que são os profissionais legalmente habilitados;
Acompanhamento seqüencial obrigatório dos exames de audiometria ocupacional durante toda a vida laboral do empregado na empresa;
Interpretação do resultado da audiometria ocupacional de acordo com os normativos vigentes.
O resultado do exame de audiometria ocupacional, obrigatoriamente, precisa ser submetido aos procedimentos da NR 7 – Anexo I – Quadro 2 e, dentre as providências que antecedem a sua realização, deverão ser observadas, ainda, as determinações das Resoluções 295 e 296, do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

O resultado da audiometria ocupacional poderá promover por parte da empresa medidas preventivas e de promoção da saúde auditiva do empregado a fim de evitar o agravamento dos limiares auditivos e as conseqüências advindas do ruído.

whats Agende também pelo Whatsapp

Ipatinga: (31) 9 7301-0051
Paraíso: (11) 94744 7421
São Bernardo do Campo: (11) 98400 3138
São Caetano do Sul: (11) 94771 2117
Vila Velha: (27) 99983-3995
Serra: (27) 99758-8133

© 2015 - Clínica Dr. Família
Dr. Cristiano de Freitas Gomes
Médico e Diretor Técnico - CRM-SP: 109.821

Best Franchise   Medicina Direta