É uma área de atuação da medicina que cuida de crianças e de adolescentes com problemas hormonais. Hormônios são substâncias essenciais para manter o equilíbrio do nosso corpo e assim proporcionar à criança ou adolescente um adequado crescimento e desenvolvimento.
A especialidade endocrinologia pediátrica é relativamente nova, tendo sido reconhecida no Brasil, a partir de 2001. A especialidade tem crescido e se desenvolvido e lida com os mais variados problemas, desde o comprometimento do crescimento, distúrbios puberais, diabetes, alteração tireoidianas, obesidade, alterações da glândula suprarrenal, distúrbios da diferenciação sexual e vários problemas metabólicos envolvendo alterações lipídicas do metabolismo do cálcio e fósforo dentre outros.
A principal procura do Endocrinologista Pediátrico tem sido relacionada a problemas de baixa estatura e atualmente vivemos um período em que nossas crianças e adolescentes tem ganhado peso de forma excessiva tornando-se muito relevante o seguimento destes pacientes.

endocrino

Quando consultar um endocrinopediatra:

• Crianças com cansaço, hipoatividade ou aumento do volume do pescoço (bócio) podem apresentar um mau funcionamento da tireoide
  • Crianças com excesso de pelos o que muitas vezes é associado à acne, e cabelos oleosos, que podem indicar produção excessiva de hormônios masculinos e problemas das glândulas suprarrenais
  • Tratamento e acompanhamento de crianças que desenvolveram diabetes
  • Auxílio no tratamento da obesidade e de suas complicações, tais como colesterol alto, diabetes tipo 02 e pressão alta
  • Avaliação detalhada do crescimento quando a criança é uma das mais baixinhas da escola ou quando está crescendo pouco
  • Problemas ósseos como dor óssea e fraturas frequentes podem indicar doença genética como osteogênese imperfeita
  • Orientação para prevenir doenças metabólicas que afetam mais comumente crianças prematuras ou que nasceram com baixo peso (menor de 2,5 kg)

whats Agende também pelo Whatsapp

Ipatinga: (31) 9 7301-0051