Você tem sentido dores nos ombros, joelhos e outros lugares do corpo e não sabe o motivo? Tem horas que não consegue nem levantar os braços devido a tanta dor no cotovelo? Esse é um problema que atinge muitas pessoas, e trata-se de doenças reumáticas.

As doenças reumáticas têm crescido muito no nosso país. Estimasse que mais de 15 milhões de pessoas sofram com doenças nos ossos, articulações e colágeno. O médico responsável por cuidar dessas doenças recebe o nome de reumatologista, e é ele que consegue cuidar da sua saúde da melhor forma possível.

Um resultado e tratamento precoce são muito importantes para qualquer doença que acople a reumatologia. Esse tratamento precoce fará com que as melhorias tenham uma boa evolução, e para que evite possíveis complicamentos com o tempo, já que algumas doenças reumáticas podem causar até mesmo incapacidade física.

O que é um reumatologista?

Reumatologista é o médico responsável por cuidar de todas as doenças crônicas que algumas pessoas apresentam. O médico especialista em reumatologia precisa ter um conhecimento profundo sobre as principais patologias. Além disso, é imprescindível possuir um diploma em medicina.

Um reumatologista precisa ter uma visão global sobre os mais variados casos, como responsabilidade humana, espirito solidário, além de ter bom-senso, carisma e relacionamento social.

Esses atributos fazem com que os pacientes sintam ainda mais confiança ao procurar profissionais nessa área.

Quando devo procurar um reumatologista?

Você precisa procurar um reumatologista quando começar a sentir dores em diversos lugares do corpo, como: ombros, joelhos, mãos, pés, quadris, cotovelos, coluna lombar, coluna cervical, tendinites, lesões de ligamentos, artrite, osteoporose, artrose e outras dores que alcançam seus ossos.

Em alguns casos mais avançados, você pode sentir febre, ter uma perda considerável de peso ou alguns sintomas em outras partes do corpo. Vale ressaltar também que as doenças reumáticas não ocorrem somente com pessoas idosas, isso é um mito! Pessoas de qualquer idade, etnia ou sexo pode ter alguma doença reumática.

Como é o tratamento para doenças reumáticas?

Os tratamentos realizados baseiam-se no uso de medicamentos que ajudam a evitar as dores nas articulações, além disso, existem programas de exercícios essenciais para cuidar da saúde das articulações e ossos.

Os reumatologistas cuidam para que haja uma redução nas infiltrações das dores, e te ajudam a procurar um equilibro em atividades e descanso, trazendo uma melhor nutrição e cuidado com questões psicológicas como o estresse e a ansiedade.

Algumas doenças reumáticas

Reumatologia

Você pode se perguntar quais são as doenças reumáticas que um reumatologista cuida, e vamos citar algumas mais conhecidas:

  • Lupus Eritematoso Sistêmico;
  • Artrite Reumatóide;
  • Fibromialgia;
  • Artrose;
  • Osteoporose;
  • Febre Reumática;
  • Síndrome de Anticorpo Antifosfolipídeo;
  • Artrite Séptica;
  • Miosites inflamatórias;
  • Doença Mista do Tecido Conjuntivo.

Essas são apenas algumas doenças que um médico reumatologista pode tratar, e elas são descobertas através de diversos exames realizados, para que após isso seja possível encontrar os melhores medicamentos para que essa dor seja mínima ou inexistente, auxiliando você a viver sua vida normalmente, mesmo tendo uma dessas doenças crônicas.

whats Agende também pelo Whatsapp

Ipatinga: (31) 9 7301-0051
Paraíso: (11) 94744 7421
São Bernardo do Campo: (11) 98400 3138
São Caetano do Sul: (11) 94771 2117
Vila Velha: (27) 99983-3995
Serra: (27) 99758-8133

© 2015 - Clínica Dr. Família
Dr. Cristiano de Freitas Gomes
Médico e Diretor Técnico - CRM-SP: 109.821

Best Franchise   Medicina Direta